Quem Somos

A LIBER INDUSTRIAL LTDA. derivou-se de uma das primeiras empresas fabricantes de parafusos no Brasil, que hoje com a administração na terceira geração, fez com que o amor pelos parafusos sempre circulassem nas veias dos Polisel. Toda a família foi contagiada pelos legados de “Liberale” que, com genialidade, criatividade, versatilidade e persistência no aprimoramento técnico, continuam ensinando suas gerações.

Liberale Polisel nasceu na cidade de Monte Alegre do Sul – SP, em 13 de agosto de 1909. Filho de imigrantes italianos, passou a infância e a adolescência como camponês, adquirindo costumes e tradições daquelas famílias estrangeiras que, por sua vida de austeridade e trabalho árduo, tanto contribuíram para o progresso de nosso país.

Foi o quinto entre nove irmãos e devido à escassez do ensino e também da mentalidade provinciana de seus pais, nunca chegou a frequentar nenhuma escola regular, os quais julgavam desnecessária qualquer instrução para quem fosse dedicar-se à lavoura.

Todavia, apesar da falta de instrução escolar, começou a demonstrar desde cedo, uma grande aptidão e talento para atividades relacionadas à mecânica, chegando a idealizar e aperfeiçoar algumas máquinas agrícolas simples. Em pouco tempo, graças a sua inteligência incomum e a tenacidade decisiva de um perfeito autodidata, tornou-se famoso em toda a vizinhança como exímio calculista e, não raro, era solicitado para fazer medições de terras, calcular volumes de recipientes, fazer estimativas de produção e efetuar outros tantos cálculos relacionados com a atividade rural.

Destacou-se entre seu irmão por seu acentuado espírito de liderança e, muito jovem ainda, assumiu as funções de gerencia da propriedade da família em Pedreira, tarefa essa que desempenhou com tal competência que a todos surpreendia.

Em 1942 numa sociedade com seus irmãos, instalou uma pequena fábrica de parafusos, com máquinas que ele próprio projetou e construiu. Essa fábrica é atualmente a INDÚSTRIA METALÚRGICA LIPOS LTDA, hoje de propriedade dos descendentes dos seus irmãos.

Desligou-se mais tarde da sociedade dos irmãos e fundou a METALÚRGICA LIBERAL. Também fábrica de parafusos.Em 1955 associou-se a ARBAME S/A para fundar uma nova fábrica de parafusos, que foi a COMPANHIA INDUSTRIAL DE PARAFUSOS APOLLO, a qual foi incorporada ao grupo.

A ARBAME uniu-se à Mallory do Brasil, mudando sua razão social para ARBAME MALLORY S/A. Lá, Liberale exerceu várias atividades chegando ao cargo de diretor técnico, desenvolvendo máquinas e criando soluções para viabilizar produções, desde parafusos e máquinas extrusivas, até a fabricação de capacitores eletrolíticos, utilizados em elétricas e aparelhos eletrônicos.

Em 1966 desligou-se da ARBAME S/A para montar mais uma fábrica de parafusos. Assim nasceu a IMPRESA – INDÚSTRIA MANUFATUREIRA DE PARAFUSOS E REBITES ESPECIAIS S/A, que em novembro de 1985, passou-se a chamar LIBER INDUSTRIAL LTDA. administrada pelo filho Moyses João Polisel e sua família.